A equipe de robótica submarina Minerva Hydrus é uma equipe de competição de nível universitário, sem fins lucrativos, composta por alunos de graduação da Escola Politécnica e Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro com sede na Avenida Horácio Macedo – Bloco I do Centro de Tecnologia da Escola Politécnica que localiza-se na Cidade Universitária, dentro da Ilha do Fundão no Rio de Janeiro. A equipe surgiu espontaneamente entre alunos de graduação que compartilhavam o desejo de aprofundar os conhecimentos nas áreas de exploração submarina, robótica, eletrônica e automação. Este grupo de alunos formou um grupo de discussão na internet que rapidamente evoluiu suas intenções para a criação de uma equipe de competição com foco na robótica submarina. Finalmente, no dia 14 de agosto de 2015, foi realizada primeira reunião e oficialização da equipe. Atualmente somos compostos por alunos de diferentes períodos e cursos oferecidos pela Escola Politécnica e Instituto de Matemática. Os cursos os quais tem representação são:

• Engenharia Eletrônica e de Computação

• Engenharia Civil

• Engenharia Mecânica

• Engenharia Naval e Oceânica

• Engenharia de Controle e Automação

• Engenharia Elétrica

• Ciência da Computação

• Engenharia de Produção

A equipe tem como intuito principal construir veículos submarinos para competições, porém, a ambição da equipe é muito maior, sendo as finalidades básicas da equipe, copiadas a seguir como retiradas de nosso estatuto, sendo:

1. Pôr em prática os conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula;

2. Representar a Universidade Federal do Rio de Janeiro em competições nacionais e internacionais;

3. Desenvolver, profissionalmente e pessoalmente, seus MEMBROS através das atividades desenvolvidas dentro da EQUIPE, externamente seja lidando com entidades ligadas a EQUIPE ou em competições, visando estimular as habilidades de liderança, dinamismo, expressão, organização, capacidade técnica, analítica e crítica;

4. Fomentar a integração de alunos de diferentes áreas de conhecimento;

5. Difundir e fomentar a robótica submarina nacionalmente, integrando universidades e universitários de diferentes estados. Além disso, o legado deixado para as futuras gerações de alunos da UFRJ é algo muito importante para nós, alunos fundadores.

A intenção é de formar uma equipe de alicerces sólidos que permitam um crescimento contínuo e duradouro. Por esse motivo cultivamos o hábito de integração entre os participantes, além de documentar e organizar todo o material produzido em forma fácil de ser consultada por futuros integrantes da equipe. A Equipe Minerva Hydrus em sua essência e aspirações tem como:

MISSÃO: Estimular a integração e promover o desenvolvimento tecnológico, científico e social de seus

MEMBROS, utilizando o aprendizado obtido dentro e fora da UFRJ, em benefício do fomento e desenvolvimento da robótica submarina nacional.

VISÃO: Ser uma equipe de competição de qualidade e referência, difundindo e promovendo o universo da Robótica Submarina no Brasil e na América do Sul.

VALORES: A equipe preza pelo espirito de inovação, foco, visão, vontade aprender e o contínuo aprendizado de todos os seus membros.